Programa Despertar da Comunidade

Saiba um pouco mais sobre o serviço de engajamento comunitário que você e seus vizinhos podem obter para co-criar práticas criativas e sustentáveis para melhorar seu viver coletivo.

Um programa de acompanhamento e orientação na condução de processos criativos e colaborativos que atinjam apenas uma meta:

TRANSFORMAR o modo de viver em comunidade! Para melhor, é claro 😉

Metodologia Autoral

Desenvolvemos uma metodologia para engajamento comunitário voltado aos moradores de condomínios residenciais. Utilizamos dinâmicas de grupo e levantamento de talentos e interesses da comunidade para juntos identificarmos SONHOS coletivos – o que queremos melhorar ou implementar no espaço em que vivemos?

Ao longo de 12 meses conduziremos o PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO e CELEBRAÇÃO de ações coletivas, criativas e sustentáveis com o potencial real de melhorar a vida condominial, tais como:

  • Horta coletiva
  • Carona compartilhada
  • Biblioteca comunitária
  • Parquinho sustentável
  • Roda de conversa e rede de apoio
  • Oficina de talentos
  • Gestão de resíduos sólidos
  • Compostagem
  • Cultura de empréstimo
  • Fortalecimento da economia local
  • Ressignificação de espaços coletivos ( o que fazer de diferente na quadra? e no salão de festas?)

Estes são apenas alguns exemplos do que podemos eleger enquanto prioridade de ação. O mais importante é identificar o que o grupo DESEJA CONJUNTAMENTE realizar, com os recursos que possuem e que possam começar agora!

Como funciona?

O Programa Despertar da Comunidade (PDC) contempla ao menos 5 encontros presenciais OU ao vivo (na modalidade on-line do PDC) ao longo de 12 meses, personalizado para cada condomínio.

Ao longo deste período será conduzida uma metodologia de processo criativo na qual um grupo de vizinhos selecionado (multiplicadores) terá voz e vez para propor, planejar e cocriar estratégias que promovam melhorias para o espaço e bem comum.

Ancorados nos eixos de Comunidades Sustentáveis, Saúde e Bem Estar e Economia Criativa (à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) projetos e práticas comunitárias serão gestadas e executadas pelos moradores sob a orientação e encorajamento do Programa Despertar da Comunidade.

App de gestão e comunicação para Condomínios

O Programa Despertar da Comunidade disponibiliza uma solução tecnológica (App) capaz de facilitar a comunicação e gestão administrativa do condomínio, essencial para incentivar no dia a dia uma comunidade viva, participativa e responsável.

O App também será utilizado como um espaço complementar às reuniões presenciais/ao vivo para movimentar e organizar a comunicação entre moradores e gestores. No App estarão ancorados canais específicos para anunciar produtos e serviços entre moradores (fortalecimento da economia local), recomendar serviços terceirizados, oferecer carona solidária e empréstimo de objetos, entre outras ações que fortaleçam a vizinhança e desperte o senso de comunidade de modo orgânico e duradouro.

Nossa parceira que oferece esta solução tecnológica é a Apptohome, uma empresa com uma verdadeira preocupação comunitária, para além da produção de uma tecnologia robusta e eficiente.

O App de gestão e comunicação condominial garante uma gestão administrativa inteligente e transparente, comunicação organizada e maior segurança no condomínio, tudo isso na palma da mão! E no Programa Despertar da Comunidade, o acompanhamento de 12 meses dará suporte e incentivo ao uso do App para melhorar o dia a dia na vida condominial!

Relatórios de Impacto Comunitário

Para cada comunidade serão gerados relatórios do impacto comunitário depois de 1, 6 e 12 meses, a partir dos quais serão mensurados os feitos e efeitos do Programa do Despertar da Comunidade na vida das pessoas.

Celebrar 365

Nos meses finais do Programa Despertar da Comunidade, os moradores serão incentivados a realizar o momento de Celebração, através de um evento festivo e comemorativo do processo de transformação do viver coletivo, quando os vizinhos poderão confraternizar, organizar feiras, exposições, mostras culturais, tudo que for conveniente e interessante para a realidade em que vivem.

Também neste momento mostraremos os números finais do impacto comunitário e serão homenageados pessoalmente os participantes mais engajados e comprometidos com o processo, àqueles que arregaçaram as mangas, botaram a mão na massa e pegaram para si a responsabilidade de fazer a diferença.

Selo Comunidade SMART

No final do Programa, a comunidade receberá um selo e uma certificação do Programa do Despertar da Comunidade na forma de uma placa decorativa que sinaliza que esta comunidade foi despertada e transformada, dando valorização e visibilidade para todas as iniciativas produzidas.

A transformação de seu modo de viver em condomínio será reconhecida e validada!

Ao final do Programa Despertar da Comunidade, os impactos comunitários serão medidos e reconhecidos em categorias, tais como:

🌿 Comunidade Sustentável (mobilidade, gestão de resíduos, produção de alimento em hortas coletivas)

🌿 Saúde e Bem Estar (atividade física coletiva, alimentação orgânica, rodas de conversa e rede de apoio)

🌿 Economia Criativa (solidária, local, compartilhada, circular)

O condomínio receberá o Selo Comunidade SMART, na forma de uma placa decorativa, certificando a participação e a transformação vivenciada através da participação ativa neste programa.

Essa certificação será uma fonte de ORGULHO para todos que participaram e tratá visibilidade e VALORIZAÇÃO para o condomínio.


Queremos desafiar a todos que dá para viver coletivamente e extrair o melhor que há dessa conexão e proximidade de tantos vivendo em tão pouco espaço.

Cinthia Fagundes, fundadora da E-Unidos


Agende uma conversa.

Vamos juntos gerar conexões e ativar microrrevoluções!

%d blogueiros gostam disto: