Gestão de Comunidades para Condomínios Residenciais

Saiba um pouco mais sobre o serviço de engajamento comunitário que você e seus vizinhos podem obter para co-criar práticas criativas e sustentáveis para melhorar seu viver coletivo.

Nossa intenção é cuidar da ALMA do condomínio, favorecendo um ambiente de oportunidades para que os moradores tenham mais relações positivas na vizinhança, Nosso objetivo é atingir apenas uma meta:

TRANSFORMAR o modo de viver em comunidade! Para melhor, é claro 😉

Viver em condomínios entre muitos vizinhos: Problema ou Oportunidade?

Conflitos nas relações interpessoais entre vizinhos e gestores tem sido o grande desafio da vida condominial. Em uma pesquisa diagnóstica com mais de uma centena de moradores de condomínios residenciais, constatamos que a falta de senso de comunidade, barulho e individualismo são as principais reclamações que resumem esta falta de relacionamentos mais saudáveis entre vizinhos.

Queremos ajudar a criar laços comunitários intencionais e regenerar a vizinhança em condomínios residenciais, cuidando da gestão da comunidade, do relacionamento interpessoal e do acolhimento de cada membro deste microcosmo da sociedade.

Pensar em viver com mais qualidade de vida passa necessariamente por investir mais do que em infraestrutura física, que no caso de condomínio, geralmente significa ter habitações confortáveis, prezar por uma estética condominial favorável, investir em segurança e atrativos de lazer.

Queremos transformar aspectos mais subjetivos da vida condominial, mas não por isso menos importantes. Gerar pontos de conexão, valorizar cada pessoa e dar oportunidades para o despertar do senso de comunidade, levando à sensação de que este espaço é o melhor lugar para se viver!

Como funciona?

A Gestão de Comunidades para Condomínios Residenciais é um serviço de engajamento comunitário com duração de 6 (meses) dividido em dois módulos: Criação da Comunidade e Programa Despertar da Comunidade.

Módulo 1. Criação da Comunidade

A Gestora de Comunidades será responsável pela (o):

  • Gestão da comunidade condominial por meio de plataforma online
  • Diagnóstico e identificação de pontos de relacionamento entre os vizinhos
  • Acolhimento de moradores e novos moradores: Onboarding
  • Organização de eventos e oportunidades que convidem os moradores a se conectarem com a vizinhança e com o espaço do condomínio
  • Promoção de visibilidade e valorização da ALMA do condomínio (para além da estética): sensação do melhor lugar para se viver
  • Mapeamento de talentos e habilidades, produtos e serviços que encontramos na vizinhança, fortalecendo a economia local e a economia criativa – Mapa da Mina.
  • Apresentação do tamanho do impacto positivo desta experiência do despertar do senso de comunidade: Relatório de engajamento comunitário.

A Gestora de Comunidades atua com e para os moradores, com foco na oferta de espaços e oportunidades que gerem conexão entre as pessoas, aumentando o senso de pertencimento e acolhimento na vizinhança condominial. Por outro lado, a Gestora de Comunidades assume uma espécie de papel de braço direito do síndico, atuando conjuntamente na manutenção da plataforma virtual, apoiando o trabalho da gestão e favorecendo a visibilidade de comunicados, informes, enquetes e pesquisa de opinião.

O que não é?

Por outro lado, o serviço de Gestora de Comunidades NÃO é pensado para favorecer um ambiente de reclamações da gestão condominial, nem é um espaço para discussões acaloradas e destrutivas de vizinhos, funcionários ou corpo diretivo. Tampouco é um espaço de doutrinação religiosa ou político-partidária.

O serviço de Gestora de Comunidades também NÃO foi concebido para condomínios que porventura já possuam seus moradores em plena ação comunitária, com pessoas engajadas, responsáveis pelo seu papel cidadão, que já atuam em diversos projetos e ações para o bem a vida comunitária, que já se organizam em encontros para além das assembleias ordinárias, que já possuam uma solução tecnológica que agilize e organize a comunicação, gestão administrativa e aspectos de segurança condominial. Ainda assim, se estes condomínios estiverem buscando meios de organizar as atividades existentes e projetar novas ações coletivas eles poderão aderir a este serviço de gestão de comunidades.

Se o seu Condomínio não se enquadra em ao menos uma opção acima, este serviço foi pensado para você! Exatamente para suprir as dores do viver coletivo que implica em grandes desafios no despertar orgânico e duradouro do senso de comunidade.

Módulo 2. Programa Despertar da Comunidade

Na segunda fase do serviço de Gestão de Comunidades, um grupo de vizinhos mais engajados no primeiro módulo será convidado a prosseguir de mais perto com a Gestora em um outro nível de criação, colaboração e mão na massa.

Ao longo de 3 meses de mentoria o grupo será auxiliado a sonhar, planejar, realizar e celebrar projetos colaborativos e sustentáveis para o condomínio e seus moradores, que no final das contas tragam mais qualidade de vida, valorização e, sobretudo, alegria de viver e participar desta jornada.

Nesta etapa do Programa do Despertar da Comunidade temos como objetivo:

🔅 encorajar as pessoas a serem parte propositiva das melhorias que almejam para o espaço em que vivem

🔅 incentivar o protagonismo cidadão e a lógica cooperativa como valores da vizinhança

🔅 valorizar cada indivíduo, seus talentos e habilidades, ativando a inteligência coletiva na conversão de sonhos em realidade.

Todos os projetos e ações fruto desta Programa pretendem contemplar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sobretudo, no que diz respeito à Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11); Saúde e Bem Estar (ODS 3); Economia Criativa e Fortalecimento da Economia Local (ODS 8 e 9).

Relatórios de Impacto Comunitário

Ao final desta jornada, cada condomínio recebe um relatório de engajamento comunitário, no qual será possível mensurar o tamanho do impacto positivo desta experiência do despertar do senso de comunidade, assim como os feitos e efeitos desta transformação na vida das pessoas.

Selo Comunidade SMART

O Condomínio e seus moradores ganharão visibilidade e valorização de sua jornada do despertar da comunidade através de um selo e uma certificação na forma de uma placa decorativa que celebra e eterniza esta experiência coletiva de transformação, nas modalidades:

🌿 Comunidade Sustentável (mobilidade, gestão de resíduos, produção de alimento em hortas coletivas)

🌿 Saúde e Bem Estar (atividade física coletiva, alimentação orgânica, rodas de conversa e rede de apoio)

🌿 Economia Criativa (solidária, local, compartilhada, circular)

Essa certificação será uma fonte de ORGULHO para todos que participaram e trará visibilidade e VALORIZAÇÃO para o condomínio.

Por que contratar agora?

Contratando agora o serviço de Gestora de Comunidades para Condomínios Residenciais, você terá a chance de inaugurar essa maneira inovadora de aumentar a socialização saudável na sua vizinhança, motivando cada pessoa a ofertar o seu melhor pois alguém acreditou primeiro que isso seria possível.

Considerando o caráter personalizado deste serviço, no qual cada condomínio terá acesso à encontros exclusivos com a Gestora de Comunidades, temos uma quantidade limitada de condomínios para atender por semestre.

Entre em contato e veja os detalhes da entrega e os benefícios de fazer parte dos primeiros Condomínios no Brasil a contarem com uma Gestora de Comunidades cuja maior intenção é trazer inovação social na forma de acolhimento, pertencimento e engajamento comunitário.

Agende uma conversa.

Vamos juntos transformar o modo de viver em condomínios!

%d blogueiros gostam disto: