Comunidade, afinal o que é?

Afinal de contas, o que seria uma COMUNIDADE!? Já que eu tenho falado tanto que precisamos FORTALECÊ-LA e tanto sobre a FALTA de senso de comunidade.

COMUNIDADE é um grupo de pessoas que dividem algo em comum, possuem conexões significativas, partilham de ideiais, mantém contato e proximidade (físicamente ou não) e desejam uma convivência respeitosa, empática e até prazerosa.

Quando eu falo em FORTALECER a comunidade, me dirijo especialmente àqueles grupos de pessoas que já estão próximas (moram no mesmo bairro ou prédio, trabalham na mesma instituição, frequentam o mesmo espaço escolar ou centro religioso) mas que não necessariamente estejam envolvidos e conectados.

Da falta de conexão, pode surgir o olhar da indiferença, desinteresse, estranhamento, desprezo.

Do despertar do senso de comunidade, pode surgir a cooperação, compaixão, empatia, respeito e um belo ambiente para co-criação de um mundo melhor para vivermos.

Quando falamos da importância de cultivarmos o senso de comunidade, não estamos pensando ou sonhando que todo mundo tem de ser amigo de todo mundo. Ou que apenas aquele indivíduo com perfil mais extrovertido que dialoga tranquilamente com a vizinhança, que seria o ser ilumidado do despertar da comunidade.

Acreditamos que qualquer um de nós com as particularidades e personalidade que temos podemos desempenhar um papel comunitário através de nossa disponibilidade de OLHAR o outro: valorização de cada indivíduo e respeito são valores que se mostram em pequenos detalhes desde nossos gestos até nossa forma de falar.

E você, quem é na sua vizinhança?

🤨 cara fechada e sempre apressado
😊 simpatia em pessoa, cumprimenta todo mundo
😁 dentes sempre à mostra de um sorriso de quem é amigo de quase todo mundo
🙂 normalzão, na sua, mas se falarem contigo, retribui na boa
😔 o introvertido, cabeça baixa para evitar qualquer diálogo

Tenho certeza que tens umas opções aqui que não terão coragem de assumir 😝

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: