Inteligência Coletiva

Já parou pra pensar que um grupo com pessoas de diferentes habilidades, formação, histórico de vida e cultura tem uma bagagem gigantesca para criar, propor, pensar e planejar diante de uma situação problema, ou até para idealizar uma solução inovadora?

Talvez não, né? Porque somos acostumados a pensar que a inteligência é sobretudo curricular, vem do tempo de experiência ou dos degraus acadêmicos. Afinal, é disso que somos cobrados pela sociedade de mercado!

A sabedoria de quem se formou e ganhou título, de quem aprendeu de ofício, de quem é autodidata, de quem aprendeu com a vida, de quem aprendeu na internet são trajetórias únicas e incomparáveis mas que podem ser SOMADAS na condução de processos criativos coletivos, ao passo que nossa ignorância particular pode ser minimizada.

O grupo é mais inteligente pois soma as inteligências do grupo. Mas apenas quando não falta a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para validar e valorizar qualquer forma de conhecimento, respeitando e mediando empaticamente o direito de fala de cada um.

Encorajar cada indivíduo é mostrar que cada um importa. E num mundo onde cada vez mais vivemos juntos e aglomerados nas cidades, prédios e condomínios, acreditar mais no outro pode ser a chave de transformação do seu viver coletivamente.

Se você também acredita no poder do coletivo, compartilha com mais alguém esta reflexão para que mais pessoas se conectem a esta visão de inteligência coletiva.

*Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou (‍Margaret Mead)

Um comentário em “Inteligência Coletiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: