O ACESSO é mais importante que a POSSE!

Quantas vezes sentimos necessidade de usar um objeto de forma esporádica e a mais óbvia solução que nos vem em mente é: COMPRAR.

Não é à toa que isso acontece, está construído em nosso subconsciente de consumidores que a única maneira de acessar produtos é comprando. Para os múltiplos desejos de consumo, uma compra. Para cada compra, vários dinheiros empenhados, mais acúmulo de objetos e muitos deles de pouco uso.

Se você possui uma furadeira, parafusadeira, batedeira, barraca de camping, ferramentas, cortador de cabelo, malas de viagem ou outros objetos de uso esporádico, diga-me quantas vezes utilizou-os neste ano? Ou ainda: quantos destes objetos você comprou ultimamente ou ainda deseja comprar?

Se sairmos do senso comum de que a POSSE é a única escolha e de que os outros não são confiáveis para emprestar, ainda mais se esta pessoa não for meu amigo, não mudaremos NADA! E nem nosso bolso e nem o planeta estarão preparados para tanto consumo no médio e longo prazo.

O ACESSO é mais importante que a POSSE!

A sugestão é mudarmos o padrão de pensamento: Porque COMPRAR, se posso EMPRESTAR? Especialmente, quando falamos de familiares, amigos e por que não VIZINHOS? Confiança, senso de comunidade e solidariedade são valores que se constroem quando nos permitimos o primeiro passo.

Mas você pode estar pensando: “não sei se isso funciona na prática, empresto e acabo ficando sem, as pessoas esquecem de devolver ou não cuidam como gostaríamos”. Ou ainda, “tenho receio desses problemas e por isso nem penso nessa possibilidade”.

Pensando nisso sugiro alguns passos para ativar esse ciclo solidário e cooperativo. Pois só é possível mudar, agindo diferente!

Dica extra para escalar essa ideia: multiplique a rede de empréstimos virtualmente:

✨ @tem_acucar é uma rede social para empréstimo de coisas entre vizinhos. Use e espalhe esta possibilidade na sua vizinhança.
✨ Lembre dos tantos grupos de whats que você participa, pode ser um bom canal para pedir ou oferecer gentilmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: